FUNDO SOLIDÁRIO AAA
De 2012 a 2021, já atribuímos 45 bolsas do Fundo AAA no valor total de 30.174,25 euros.
Queremos ajudar mais, com a sua ajuda!
Está na altura de reforçar o nosso Fundo AAA: contamos com o seu contributo financeiro e a sua ajuda para passar a palavra aos seus colegas e amigos.
O Fundo AAA (dos Antigos para os Atuais Alunos) da Associação dos Antigos Alunos entregou já cerca de 28.3000 euros a 41 alunos do Técnico, possibilitando a continuação dos seus estudos. O Fundo AAA tem permitido à AAAIST dar resposta a pedidos de apoio de necessidade extrema e urgente a alunos identificados pelos serviços académicos do Técnico e para os quais não é possível encontrar outra solução.
O fundo tem sido usado principalmente em situações de alteração súbita do rendimento familiar que só é contabilizado pelo sistema de ação social após a entrega da declaração de IRS. A lei, ao impede o lançamento de notas e a candidatura a apoios sociais aos alunos com dívidas, deixa em situação muito difícil os alunos que não conseguem pagar as suas propinas.
Graças aos donativos e angariações que a AAAIST obteve desde 2012, foi possível ajudar a pagar as propinas e proporcionar a continuação ou finalização dos estudos a estes alunos. A Direção agradece a todos os que para isso contribuíram, incluindo as ofertas resultantes de jantares de curso, mesmo sabendo que os donativos não podem ser considerados como benefício fiscal para dedução à colecta no IRS, por a AAAIST não ser uma instituição de solidariedade social.
O fundo é utilizado para oferecer bolsas com um regulamento publicado em Diário da República que pode ser consultado nesta página mais abaixo.
As contribuições para o Fundo Solidário AAA poderão ser efetuadas por transferência bancária para a conta com o IBAN PT50 0033 0000 45429902859 05.
Está na altura de reforçar o nosso Fundo AAA: contamos com o seu contributo financeiro e a sua ajuda para passar a palavra aos seus colegas e amigos.
Vamos ajudar os Alunos do Técnico
A Direção da AAAIST

A atual situação económica do país levanta novas exigências de responsabilidade social a que a Associação dos Antigos Alunos do IST não se pode furtar.
Anualmente entram no Instituto Superior Técnico os melhores alunos de Ciência, Tecnologia e Arquitetura do País. As famílias de alguns destes alunos foram particularmente afetadas pela atual crise económica ao ponto de colocarem em risco a prossecução dos seus estudos por incapacidade de cumprir a obrigação do pagamento da propina do ciclo de estudo em que o aluno se encontra inscrito.
Apesar do sistema de Ação Social para o Ensino Superior resolver algumas destas situações, há muitos casos a que não consegue dar resposta quer por restrições regulamentares, quer por falta de orçamento ou ainda pela morosidade dos processos.
Consciente desta situação de emergência social, o Instituto Superior Técnico fez publicar em Diário da República o Regulamento de Seleção de Candidatos para Apoios à Continuação de Estudos no IST (ACE-IST) (PDF, 188KB) onde define o processo de seleção de candidatos a prestações pecuniárias de valor igual ao da propina a atribuir por entidades terceiras ao IST.
Em contrapartida à atribuição do apoio para a continuação dos estudos, o aluno beneficiário prestará serviço de interesse do IST, num total de 120 horas. Esse serviço poderá incluir, entre outras atividades, a divulgação do IST em Escolas Secundárias, o acompanhamento de visitas ao IST, o apoio a eventos institucionais, etc.
A Associação, na prossecução dos seus objetivos estatutários de ligação à Escola e da atribuição de bolsas, associa-se a esta iniciativa do IST promovendo a constituição do Fundo Solidário AAA: dos Antigos para os Atuais Alunos.
O Fundo Solidário AAA estará à guarda da Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico (ADIST), instituição de utilidade pública que, sempre que solicitado, dará quitação das contribuições que forem entregues ao fundo.
A Direção da Associação dos Antigos Alunos do IST fará a auditoria de todo o processo, indicando ao IST o número de apoios a conceder, sendo informada dos candidatos a apoiar e dando instruções à ADIST para efetuar os pagamentos.
No âmbito do Fundo Solidário dos Antigos Alunos para os Novos Alunos, informam-se os valores da propina:
- ano 2013/2014 – 1065,72 euros
- ano 2014/2015 – 1067,85 euros
- ano de 2015/2016 – 1063,47 euros
- ano de 2016/2017 – 1063,47 euros.
- ano de 2017/2018 – 1063,47 euros.
- ano de 2018/2019 – 1063,47 euros.
A AAAIST tem o orgulho de informar que já ajudou alunos do IST com:
- 9 bolsas em 2014
- 5 bolsas em 2015.
- 1 bolsa em 2016.
- 11 bolsas em 2017.
- 12 bolsas em 2018.
- 3 bolsas em 2019.