Associação dos Antigos Alunos do IST

Fundo Solidário AAA

Fundo Solidário AAA

A atual situação económica do país levanta novas exigências de responsabilidade social a que a Associação dos Antigos Alunos do IST não se pode furtar.

Anualmente entram no Instituto Superior Técnico os melhores alunos de Ciência, Tecnologia e Arquitetura do País. As famílias de alguns destes alunos foram particularmente afetadas pela atual crise económica ao ponto de colocarem em risco a prossecução dos seus estudos por incapacidade de cumprir a obrigação do pagamento da propina do ciclo de estudo em que o aluno se encontra inscrito.

Apesar do sistema de Ação Social para o Ensino Superior resolver algumas destas situações, há muitos casos a que não consegue dar resposta quer por restrições regulamentares, quer por falta de orçamento ou ainda pela morosidade dos processos.

Consciente desta situação de emergência social, o Instituto Superior Técnico fez publicar em Diário da República o Regulamento de Seleção de Candidatos para Apoios à Continuação de Estudos no IST (ACE-IST) (PDF, 188KB) onde define o processo de seleção de candidatos a prestações pecuniárias de valor igual ao da propina a atribuir por entidades terceiras ao IST.

Em contrapartida à atribuição do apoio para a continuação dos estudos, o aluno beneficiário prestará serviço de interesse do IST, num total de 120 horas. Esse serviço poderá incluir, entre outras atividades, a divulgação do IST em Escolas Secundárias, o acompanhamento de visitas ao IST, o apoio a eventos institucionais, etc.

A Associação, na prossecução dos seus objetivos estatutários de ligação à Escola e da atribuição de bolsas, associa-se a esta iniciativa do IST promovendo a constituição do Fundo Solidário AAA: dos Antigos para os Atuais Alunos.

O Fundo Solidário AAA estará à guarda da Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico (ADIST), instituição de utilidade pública que, sempre que solicitado, dará quitação das contribuições que forem entregues ao fundo.

A Direção da Associação dos Antigos Alunos do IST fará a auditoria de todo o processo, indicando ao IST o número de apoios a conceder, sendo informada dos candidatos a apoiar e dando instruções à ADIST para efetuar os pagamentos.

**********************************

No âmbito do Fundo Solidário dos Antigos Alunos para os Novos Alunos, informa-se os valores da propina:

  • ano 2013/2014 – 1065,72 euros
  • ano 2014/2015 – 1067,85 euros
  • ano de 2015/2016 – 1063,47 euros
  • ano de 2016/2017 – 1063,47 euros.

A AAAIST tem o orgulho de informar que já ajudou alunos do IST com:

  • 7 bolsas em 2013.
  • 9 bolsas em 2014.
  • 5 bolsas em 2015.
  • 1 bolsa em 2016.

Desde a sua constituição o Fundo Solidário AAA já atribuiu bolsas num valor total de 12.720,83 euros (até 31 de Dez 2016).

O dinheiro não pode ser obstáculo ao talento

As contribuições para o Fundo Solidário AAA poderão ser efetuadas por transferência bancária para a conta com o NIB 0033 0000 45429902859 05